Arnold Sommerfeld

Arnold Sommerfeld foi um grande homem.

Arnold Sommerfeld foi uma das figuras centrais na transformação pela qual a física passou nas duas décadas de 1910 a 1930. Sem os seus esforços inpirados e incansáveis nem o avanço tumultuado nem a ampla disseminação da teoria quântica do átomo teriam sido o que são. O Instituto de Física Teórica de Munich, que dirigia, tornou-se a escola da qual fluíam os artigos científicos mais importantes, de autoria de alemães e estrangeiros, jovens ou maduros estudiosos da teoria atômica. Seu famoso livro Atombau und Spektrallinien foi, por um longo tempo, a única fonte completa e a única autoridade neste tópico fundamental.....
Paul P. Ewald

Foi aluno do grande matemático Felix Klein, que o dirigiu para a matemática aplicada. Suas primeiras pesquisas foram a solução de problemas de transmissão de ondas eletromagnéticas em linhas de grande extensão. Dedicou-se também à ótica, tendo obtido a primeira solução exata de um problema de difração da luz. Com Felix Klein publicou um famoso tratado sobre a rotação de corpos rígidos, Theorie des Kreisels (Teoria do pião). Dedicou-se posteriormente à teoria quântica do átomo, obtendo aperfeiçoamentos da fórmula de Bohr para o espectro do átomo de Hidrogênio. Cunhou o termo "constante de estrutura fina" para o parâmetro fundamental na descrição das interações eletromagnéticas.
Foi extraordinário orientador de jovens pesquisadores. Para citar só os que obtiveram o prêmio Nobel, orientou os doutoramentos de P. Debye, W. Pauli, W. Heisenberg e Hans Bethe.
Publicou, a partir dos 70 anos de idade, um extraordinário curso de física teórica, em 6 volumes, todos de altíssima qualidade, e ainda muito úteis.